Mito. A endodontia é a especialidade que trata do canal, pois é responsável pelo estudo da polpa dentária. Hoje em dia é possível um atendimento bem mais tranquilo do que aqueles que seus avós te contavam. Seu dentista vai aplicar uma simples anestesia local pra começar. Além disso, existem técnicas modernas que, mesmo em casos mais complexos, oferecem mais conforto aos pacientes.
O dente terá que ser aberto para que o dentista possa retirar a polpa dentária infecionada. O próximo passo é limpar bem, desinfetando o canal que, posteriormente, será preenchido por um material próprio responsável por proteger o dente. O tempo do tratamento vai variar. Tudo pode ser resolvido em um único dia ou pode levar de três a quatro sessões. Isso também vai depender da extensão da lesão e de como suas raízes foram comprometidas.
Em geral pode ocorrer dor, desconforto, quebras de porções dentárias mais volumosas e a imagem do raio-X sugere a perfuração da cárie próxima ou além do limite da polpa dentária.
Verdade! Se o dente foi mal tratado, fraturou ou passou por algum trauma, é possível, sim, que volte a ser motivo de preocupação e dor de cabeça. Nesse caso o tratamento de canal funciona como uma mini cirurgia que deverá ser executada por profissionais qualificados para reverter o problema.
Em termos do conforto é muito rápido a recuperção após fazer o canal, quase imediato, salvo situações extremas. A cicatrização das feridas geradas pelo problema de canal podem levar meses, nos casos extremos.
Mantenha uma frequência e acompanhamento após seu tratamento. Conheça a Harmony Especialidades Odontológicas, e sua equipe de profissionais. Ligue 43 3322-3997 e marque um horário.
Dói para colocar? Qualquer pessoa pode fazer? Descubra agora.